Em que pese os últimos avanços da educação pública brasileira, o momento atual é grave não só para a administração central da UFBA, como também para as suas unidades, devido às restrições orçamentárias já anunciadas.
Esse momento torna-se preocupante, uma vez que afeta o recente processo de fortalecimento do ensino superior no Brasil, essencial para a formação de profissionais, o desenvolvimento científico e a ampliação da nossa capacidade tecnológica visando a construção de um país mais justo para todos. Ressalta-se que o fortalecimento de um país pressupõe o fortalecimento da educação.
É reconhecido o papel que a Escola Politécnica exerce na formação de profissionais da área tecnológica e a sua contribuição para o desenvolvimento do país. A Escola, hoje, abriga onze cursos de graduação, treze cursos de pós-graduação strictu sensu, e mais uma série de cursos de extensão e especialização, sendo a segunda maior unidade da UFBA em número de alunos e a primeira em número de cursos. Ela ocupa uma área construída de 21.734,72 m², em um terreno de, aproximadamente, 16.000,00 m² . A comunidade da Escola Politécnica chega a 5500 pessoas, entre alunos, professores e técnicos, sem contar o pessoal terceirizado. A dimensão e complexidade dessa unidade exigem condições de infraestrutura que garantam o seu pleno funcionamento.
É do conhecimento de todos as dificuldades pelas quais a Escola passa, tais como elevadores, segurança, falta de pessoal, laboratórios, estacionamento, finalização do prédio novo, manutenção do prédio existente, iluminação, limpeza, entre outras. Sabemos que esses problemas interferem no bom andamento das nossas atividades. Por outro lado, temos que juntar esforços na melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Essa situação, aliada às medidas de redução de custos anunciados na carta da Reitoria à comunidade da UFBA, nos coloca em um cenário mais preocupante, uma vez que a nossa expectativa era de já ter enfrentado parte desses problemas. Entretanto, impõe-se a necessidade de darmos a nossa colaboração na superação desse momento crítico. Porém, cabe identificar a nossa parcela de contribuição, dada às especificidades da Escola Politécnica, diante das já citadas dimensão e complexidade da nossa unidade.
Acreditamos que algumas das medidas explicitadas na carta da Reitoria devem ser incluídas no nosso dia a dia, independente de estarmos em um período de restrições ou não, tais como redução de consumo de água, de energia elétrica e de serviço de telefonia, uso racional de material de expediente, entre outros. Nesse momento, devemos reforçar e controlar essas práticas na nossa unidade. Além dessas medidas, a Diretoria da Escola Politécnica, junto com as representações da nossa comunidade, irá definir as medidas restritivas para atendimento às demandas da Reitoria.
Contamos com a colaboração de todos!
Tatiana Dumêt
Diretora da Escola Politécnica
Atenção!!!
Informamos que foram retomadas as atividades do Coral Polivoz, que tem apoio da Escola Politécnica e da APUB.
O Coral é aberto aos professores, funcionários, estudantes e demais interessados.
Os ensaios ocorrem todas as quartas, das 17:30 às 19:00, e sextas, das 13:00 às 14:00, na Sala da Congregação da Escola Politécnica.
Participem!! É uma atividade que só faz bem para o corpo, para a alma. Vamos soltar a voz!!!!
Atenção estudantes!
No menu Ensino » Estágio, estão as orientações e modelos de documentos necessários para pleitear oportunidades de Estágio na Escola Politécnica.
Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia - Site Oficial
Rua Aristides Novis, 02, Federação, CEP 40210-630
Tel.: +55 71 3283-9703 / +55 71 3283-9702
Salvador - Bahia - Brasil
E-mail --
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suporte Técnico
Melhor em visualizada 1024x728